sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Bacalhau cozido com grão-de-bico


Este é um prato simples que todos sabem fazer, apenas venho coloca-lo pois foi o nosso jantar. 
E aqui é o meu cantinho onde coloco todas as minhas aventuras sejam elaboradas ou simples para partilhar com vocês que são uns Amores.
Não vou colocar a receita passo-a-passo, há quem coza os legumes e o bacalhau em separado. Eu se a panela chegar cozo tudo na mesma


Esta colher que pode parecer esquesita mas poupa-me de queimadoras quando quero retirar os ovos da panela, é da Tupperware. Já a tenho alguns anos, acho que foi oferta numa reunião da Tupperware.




Este acessório também é muito útil e prático, corta os ovos em fatias ou gomos sem o desmanchar, e só custou 1.50€.


 Pico uma cebola e um dente de alho e misturo com o grão-de-bico e polvilho com salsa. Perfiro comprar grão-de-bico e cozê-lo em casa, acho mais gostoso e maior, mas como não tinha foi de lata. No fim cada um tempera a seu gosto com a azeite e vinagre



Bom fim-de-semana prolongado!!!




quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Já tenho um dispara-biscoito e umas formasinhas


Estes foram do Lidl, do novo catálogo que saiu hoje, este catalogo é tentador, tem formas de silicone, livros de receitas baratos de Cupcake, Cozinha rápida, Festas,etc. Mas tive que me controlar


O dispara-biscoito com grande variedade de discos e bicos, não só para biscoitos mas também para decorar bolos.


E os moldes para biscoitos e outros fins.


 Com uma argola para poder guarda-los facilmente. 






Chuchu, Xuxu, Caiota ou Pimpinela

Consoante  a zona o nome atribuído a este legume varia Chuchu, Xuxu, Caiota ou Pimpinela. Em Portugal acho que não é muito conhecido, mas no Brasil, Ilhas e países tropicais é bem conhecido.
A minha sogra à 2 anos plantou este legum/fruto por curiosidade, disseram-lhe que se dava muito bem e era bom para fazer sopa. É este a único fim que ela lhos dá e não vence, isto dá mesmo bastante.

Este ano olhei para a planta a trepar por todo o lado e pensei que certamente este legume daria para mais utilizações culinárias. Vim para a net pesquisar e pouca informação havia deste legume/fruto, fui trocando o nome em que é mais conhecido no Brasil e nos Açores e já apareceu mais algumas coisitas, pudim, bolo, doce, como substituto da batata, mas mesmo assim estava a contar com mais informação.


Estas fotos mostram como realmente rende


Para plantar vasta ter um Chuchu, deixa-lo ganhar arrebentos (como as batatas) e meter na terra.


Como não demos ao trabalho de cortar as pontas à trepadeira dos Chuchus trepou tudo, aqui, por cima do diospireiro carregadinho de dióspiros


Ontem fiz um pudim de Chuchu, estava sem grandes expectativas quanto ao resultado, mas surpreendeu-me pelo melhor, ficou maravilhoso, depois coloco cá as fotos e receita.




No meio da figueira até dar ar que cresce dela.


No meio da vides.


Chuchu: alto teor de fibras
INFORMAÇÕES
  • Assim como o tomate, o chuchu é considerado um fruto, pois possui sementes internas envolvidas pela parte comestível.
  • Este vegetal, pertencente à categoria dos frutos, é um alimento rico em fibras e de fácil digestão. 
  • Por possuir alto teor de fibras e pouquíssimas calorias, é muito utilizado em dietas.
  • Possui também potássio, vitamina A e vitamina C.
  • Pode apresentar algumas variações na casca como textura e cor. 
  • Pode também variar com relação ao tamanho e forma.
  • Seu consumo não deve ocorrer em sua forma crua, é indicado que seja cozido ou refogado.
  • Os brotos de chuchu são ricos em nutrientes como as vitaminas C e B, e também são excelentes fontes de cálcio, fósforo e ferro.

    Após estas informações vou utilizar muito mais este legume/fruto, só tem benefícios.



E enquanto tirava  estas fotos andava esta marota a apreciar o que eu andava a fazer, até parece que estava era à espera que lhe tirasse um foto, vaidosa. 

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Confirmação de envio do PDF Cupcake

Boa tarde!

Só agora tive oportunidade de cá vir.
Para quem pediu o envio do PDF do Livro Cupcake, confirmem se receberam caso contrário avisem, posso ter me enganado em algum e-mail ou algo parecido. Confirmem no Spam, como foi para muitos e-mails pode assumir como Spam

Bjs

Livro do cupcake grátis

Nas pesquisa de Internet fui encontrar este livro online com receitas de Cupcake lindíssimos e fofinhos.
Tentei logo fazer downald, o que não consegui à primeira, mas após umas tentativas lá consegui.
Para quem quiser este é o link.
Ou se quiserem posso mandar o PDF do livro por e-mail.




Esta ultima página designa os envolvidos na produção do livro e o blog de origem.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Dica, coma panar sem desperdiçar

Algo que eu detestava fazer era ter de fazer panados de qualquer tipo, o balcão ficava todo sujo, as mãos pegajosas, pratos sujos...uma trabalheira, por vezes comprava já feitos só para fugir a esse trabalho mas é muito mais caro.
Até que arranjei uma forma mais fácil, limpa, económica e funcional.
Estes foram os panados da receita anterior. Já temperados, um prato sopeiro com 2 ovos mexidos...


 e a seguir uma saca transparente com pão ralado, alho seco e salsa. Adoro esta mistura nos panados, como disse já existe este preparado à venda, mas fica muito mais económico fazê-lo em casa.


 Com uma tenaz (para não sujar as mãos), passo o bife de peru pelo ovo mexido e coloco dentro da saca, retiro o excesso de ar da saca troço a ponta e seguro com uma mão, com a outra vou dando pancadinhas (daí a importância de não ter ar para não arrebentar a saca), e vira-se a saca e repete-se o mesmo.


Ficam perfeitos e tudo limpinho...


Deliciosos!


E o que fazer com o que sobrou?
Eu aproveito, ao pão ralado retiro os grumos que se formaram, e o resto do pão ralado guardo num tupperware.  A saca dou um nó e lixo.


 E o resto dos ovos mexidos?
Faço uma omelete.


Temperei com sal, pimenta e salsa. Cortei duas salsichas às rodelas. 


 Numa frigideira untada com azeite deitei os ovos, assim que estavam quase prontos...


Deitei as salsichas e fechei a omelete.


E aqui estão os ovos de preparar os panados.

 É claro que se pode fazer a omelete que quiser, com queijo e fiambre, aos ovos misturar cebola picada...esta foi simples como as Princesas gostam.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Esparguete com alho e salsa, com panados de peru

                                        Adoro este prato, simples, sem molhos, rápido,etc.
Como o gás está mais caro que a electricidade, fervo sempre a água na jarra eléctrica e verto na panela, adiciono um fio de azeite, tempero com sal e deito o esparguete inteiro, as Princesas adoram.

Durante a cozedura vou mexendo com um garfo de madeira para a massa não se colar


 Enquanto a massa coze, preparo os panados já temperados com sal, pimenta e limão. Passo-os por ovo e por fim por pão ralado temperado com salsa e alho seco. Encontra-se à venda a mistura já feita, mas prefiro fazê-la eu, pois o pão ralado simples é muito mais barato e alho e salsa seca é algo que tenho sempre em casa.

Há uma forma rápida, limpa e bastante económica na minha opinião de preparar panados, vou deixar para o próximo post.

 Digam lá se não estão bem cobertos de pão ralado e a salsa e alho dão-lhe e um outro aspecto e sabor.
É só fritar em óleo bem quente e por muito pouco tempo para a carne não ficar muito seca.


Depois do esparguete cozido e escorrido, coloquei uma noz de Vaqueiro Alho numa frigideira, deitei o esparguete e coloquei outra noz de Vaqueiro Alho, fui mexendo até derreter.


                                                              E por fim polvilhei com salsa.

Para ser mais fácil e rápido quando se escorre o esparguete deixa-se-o na mesma panela que cozeu que ainda está quente, deita-se por cima 2 colheres de sopa de Vaqueiro Alho, tapa-se, e com o próprio calor vai-se derretendo, mexe-se e aí se necessário leva-se novamente ao lume. Neste caso tive que aquecer na frigideira pois o meu marido estava atrasado e foi também para aquecer o esparguete.


E hoje dia 25 de Outubro é o dia Mundial das Massas, foi mesmo coincidência ter postado esta receita hoje, ao visitar o blog da Luísa Alexandra é que soube e vim cá colocar este parágrafo.Bom dia das Massas!  

sábado, 23 de outubro de 2010

Entrecosto com laranja acompanhado de nabiças

Cortei o entrecosto ás tiras e temperei-as com sal, pimenta e colorau. Coloquei num tabuleiro e reguei-as com sumo de 2 laranjas e vinho branco. Dispôs nozinhas  de manteiga  por cima da carne, e levei-as ao forno, a 200ºC, durante 40 minutos. Virando durante o assado.


 Entretanto, arranjei o molho de nabiças da horta da minha mãe, cozi-as em água temperada de sal e escorrei-as. Piquei depois 2 dentes de alho e alourei-os em azeite, não muito para não saber a alho queimado, juntei-lhes as nabiças e envolvi bem, temperei com um pouco de sal e pimenta.