Mostrar mensagens com a etiqueta Porco. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Porco. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Arroz de feijão, febras, salsichas, ovos estrelados.

No sábado passado  a vontade de arrumar foi pouca quem padeceu foi o jantar, pois tinha que ser algo rápido e que não sujasse muita louça...lol

Assim cheguei à cozinha sem nada em mente sobre o que seria o jantar, após pensar um pouco lembrei-me em fazer um arroz de feijão rápido com febras para os adultos e salsichas para as Princesas acompanhado de ovos estrelados.


Comecei por fazer o arroz: para ser rápido não fiz refogado, levei a panela ao lume com água, sal, azeite, quando ferveu adicionei polpa de tomate, deixei ferver novamente e juntei o arroz e feijão encarnado cozido.
Cortei umas batatas às rodelas e fritei na fritadeira eléctrica.


Fui à arca e tirei 3 febras já pré temperadas, coloquei no micro-ondas a descongelar (nem 3 minutos).
Numa frigideira com um pouco de azeite alourei as febras de ambos os lados.


Numa frigideira pequena untada com óleo em spray fritei os ovos, mas a deixar a gema  liquida que as Princesas adoram.


Para cativar mais o jantar delas peguei em duas formas do Mickey e moldei o arroz.


Assim ficaram os pratos delas


Nem notaram que o arroz não levou refogado.



sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Lombinhos de porco grelhados com molho verde e batata cozida

Esta é uma receita fácil, rápida e muito boa. Aqui no Vale do Sousa mais propriamente em Penafiel existe um restaurante onde vou regularmente (entre outros), que tem por nome "O Cedro". O que mais gostamos de lá comer são os lombinhos com molho verde e batata ás rodelas grossas cozidas e depois fritas em óleo bem quente, e têm um digestivo...humm!


Os lombinhos são uma parte do porco sem qualquer gordura, boa mas cara, a minha alternativa é a pá de porco que dá para muitas receitas: febras, bifanas, rojões, carne alentejana, lombinhos...

Tempero a carne só com sal e grelho de forma a ficar uma crosta por fora e por dento tenra, mal passada mas sem sangue. Numa panela coloquei as batatas a cozer.


Molho verde: numa taça piquei salsa, alho e uma cebola pequena...


Juntei bastante azeite e vinagre


Escoei as batatas e deitei-as numa travessa, por cima os lombinhos grelhados e reguei com algum molho. 



segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Rojões com castanhas e arroz de forno com açafrão

Um prato tradicional, que adoro comer nesta época. Já algum tempo que não comia rojões, pois é um prato que cortei cá em casa principalmente feito com banha de porco e acompanhado de batata cozida que se cai sempre na tentação de molhar as batatas na banha derretida. Esta é uma forma de comer rojões que adoro.

Numa pingadeira de barro pequena, coloquei no fundo uma cebola média cortada às rodelas, uma folha de louro, um cubo de caldo Knorr, salsa picada, açafrão que dá uma cor amarelada ao arroz...


Verti água quente...
Eu ainda não adaptei o truque de uma medida de arroz duas de água. Ainda uso o truque das nossas avós e da minha mãe o truque da colher. Verti água aos poucos e mexi quando a colher se espetar no meio e ficar meia de pé, está a medida certa.


Deitei uns cubinhos de bacon, não deitei sal pois o knorr e o bacon já têm sal. Levei ao forno pré-aquecido no máximo até a água desaparecer e a cebola alourar.


Coloquei o tacho com azeite e um pouco de manteiga (nada de banha) a aquecer...


depois de quente deitei os rojões que já os tinha temperado antes de os congelar...



depois de alourarem juntei dois dentes de alhos picados e um pouco de cerveja, deixei apurar um pouco e por fim juntei as castanhas que já as tinha cozido e descascado e deixei apurar mais um pouco.


 Aqui o arroz com um cheirinho daqueles...e uma corsinha amarelinha.


Uma maravilha..

sábado, 23 de outubro de 2010

Entrecosto com laranja acompanhado de nabiças

Cortei o entrecosto ás tiras e temperei-as com sal, pimenta e colorau. Coloquei num tabuleiro e reguei-as com sumo de 2 laranjas e vinho branco. Dispôs nozinhas  de manteiga  por cima da carne, e levei-as ao forno, a 200ºC, durante 40 minutos. Virando durante o assado.


 Entretanto, arranjei o molho de nabiças da horta da minha mãe, cozi-as em água temperada de sal e escorrei-as. Piquei depois 2 dentes de alho e alourei-os em azeite, não muito para não saber a alho queimado, juntei-lhes as nabiças e envolvi bem, temperei com um pouco de sal e pimenta.


domingo, 17 de outubro de 2010

Fígado de porco frito com cebolada

Quando era pequena o a minha mãe fazia este prato enumeras vezes,então quando se matava um porco já sabia que mais se iria repetir(o que detestava). Depois de casar foi um prato que nunca confeccionei cá em casa, e durante estes anos nem me lembrei dele. Numas das idas a casa da minha mãe, fica-mos lá para jantar e... foi fígado, e é que o meu marido diz: "podias ás vezes fazer figado com cebolada, eu gosto". E por acaso nesse dia até comi sem estranhar, devia de ser por já não comer à bastante tempo. As princesas é que não apreciaram muito e disseram que a carne estava queimada(pela cor escura).
Assim apartir daí comecei a introduzir este prato na nossa ementa. Esta é a forma que a minha mãe faz e aprendi com ela.

Cortei o fágado às fatias finas, temperei com sal, pimenta e vinho branco
Num tacho deitei oleo e azeite e fritei o fígado até ganhar cor sem tostar
Na gordura que ficou, adicionei 2 cebolas grandes às rodelas finas e 1 dente de alho picado e refoga-se até a cebola ficar translúcida, juntei o figado já frito e o suco libertado enquanto estava na travessa e deixei apurar os sabores
Servi com batatas cozidas
 e pão dálho que adoro
O pão dálho é algo que tenho sempre no congelador, quando vou às compras trago alguns pacotes, tanto seja do continente, lidl ou pingo doce.