quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Plano EDP Continente – Mercado regulado vs liberalizado. Parte II


"Analisem e tirem as vossas conclusões:
EDP e Continente

Retirado de uma resposta no Expresso online...


Há dez minutos atrás, ao preencher o formulário para aderir ao descontinho de 10%, deparo-me com a obrigatoriedade de inserir um NIB para pagamento bancário. Como já tenho pagamento por conta bancária, recorri à menina EDP, através do 808 501 501 (linha dedicada aos patos que querem este descontinho e eu fui um deles).

-Fulana de tal... EDP... em que posso ser útil?

- Estou a tentar preencher online a adesão ao desconto de 10% e não há nenhum campo para indicar que já tenho pagamento pelo banco.

- Este será um novo contrato, por isso tem de introduzir o NIB, mesmo que seja o mesmo.

- Um novo contrato? Porquê?

- Porque a senhora está a deixar de ser cliente da EDP Universal e está a passar a ser cliente da EDP mercado liberalizado.

- E... isso quer dizer o quê???

- Que passa a estar no mercado liberalizado de fornecimento de energia que a TROIKA obrigou.

- E se eu não sair da EDP Universal?

- Mais tarde vai ter de sair, porque o mercado regulado vai acabar, por ordens da TROIKA.

- E vai acabar quando?

- Em 2015 vai deixar de haver.

- Então quer dizer que até 2015 ainda posso estar como cliente do mercado regulado!?

- Sim, mas depois tem de sair.

- E se sair já, o que acontece ao preço que vou pagar?

- Até final da campanha os preços mantêm-se...

- E depois de Dezembro de 2012 (final da campanha)?

_ ????

- JÁ PERCEBI! NÃO QUERO ADERIR, MUITO OBRIGADA.



EXPLICAÇÃO BÁSICA:


No Mercado Regulado, tal como o nome indica, os preços são devidamente controlados por uma entidade competente, não podendo subir além dum determinado valor.


No Mercado Liberalizado não há qualquer regulação, ou seja, ou estamos atentos ao que nos cobram mensalmente, ou... Sinceramente não há pachorra que aguente.


Quando aderimos à Campanha do sistema de Pontos do Continente, obrigatoriamente temos de passar do mercado regulado para o mercado liberalizado e por conseguinte assinar novo contrato."

Texto retirado do blog Cala-te e poupa

1 comentário:

Ricardo Oliveira disse...

A partir de 2012 não se sabe qual é o preço que vai ser praticado. No entanto a EDP garante que o preço liberalizado será sempre inferior preço regulado.
No entanto não existe só uma empresa a vender electricidade em Portugal, além da EDP já existe a Endesa que também tem uma promoçao, dá 5% de desconto. Sei que isso não quer dizer nada, pois os preços das gasolinas antigamente era regulado e quando deixou de ser foi o que se viu. Mas na electricidade penso que isso não vai acontecer. Pois neste caso existe uma empresa que tem quase 100% dos clientes e no caso das gasolineiras havia 3 grandes empresas que dividiam o mercado. Pelo que eu suponho que será um mercado interessante, como por exemplo o dos telemóveis onde havia uma empresa que tinha 100% dos clientes (TMN) e depois as outras quando surgiram (Telecel e Optimus) andaram sempre em guerra de preços o que faz com que hoje o nosso mercado dos telemóveis seja dos mais competitivos a nível mundial. Não se esqueçam que foram os portugueses que inventaram o cartão pré pago, etc. Tudo isto devido à concorrência. Pelo que penso que o mercado da electricidade vai acontecer o mesmo. As novas empresas vão ter de ser agressivas para roubar clientes à EDP e a EDP já se está a preparar, pois que eu me lembre nunca tinha visto promoções deste tipo por parte da EDP.
Mas isto é apenas o que eu penso.