quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Chuchu, Xuxu, Caiota ou Pimpinela

Consoante  a zona o nome atribuído a este legume varia Chuchu, Xuxu, Caiota ou Pimpinela. Em Portugal acho que não é muito conhecido, mas no Brasil, Ilhas e países tropicais é bem conhecido.
A minha sogra à 2 anos plantou este legum/fruto por curiosidade, disseram-lhe que se dava muito bem e era bom para fazer sopa. É este a único fim que ela lhos dá e não vence, isto dá mesmo bastante.

Este ano olhei para a planta a trepar por todo o lado e pensei que certamente este legume daria para mais utilizações culinárias. Vim para a net pesquisar e pouca informação havia deste legume/fruto, fui trocando o nome em que é mais conhecido no Brasil e nos Açores e já apareceu mais algumas coisitas, pudim, bolo, doce, como substituto da batata, mas mesmo assim estava a contar com mais informação.


Estas fotos mostram como realmente rende


Para plantar vasta ter um Chuchu, deixa-lo ganhar arrebentos (como as batatas) e meter na terra.


Como não demos ao trabalho de cortar as pontas à trepadeira dos Chuchus trepou tudo, aqui, por cima do diospireiro carregadinho de dióspiros


Ontem fiz um pudim de Chuchu, estava sem grandes expectativas quanto ao resultado, mas surpreendeu-me pelo melhor, ficou maravilhoso, depois coloco cá as fotos e receita.




No meio da figueira até dar ar que cresce dela.


No meio da vides.


Chuchu: alto teor de fibras
INFORMAÇÕES
  • Assim como o tomate, o chuchu é considerado um fruto, pois possui sementes internas envolvidas pela parte comestível.
  • Este vegetal, pertencente à categoria dos frutos, é um alimento rico em fibras e de fácil digestão. 
  • Por possuir alto teor de fibras e pouquíssimas calorias, é muito utilizado em dietas.
  • Possui também potássio, vitamina A e vitamina C.
  • Pode apresentar algumas variações na casca como textura e cor. 
  • Pode também variar com relação ao tamanho e forma.
  • Seu consumo não deve ocorrer em sua forma crua, é indicado que seja cozido ou refogado.
  • Os brotos de chuchu são ricos em nutrientes como as vitaminas C e B, e também são excelentes fontes de cálcio, fósforo e ferro.

    Após estas informações vou utilizar muito mais este legume/fruto, só tem benefícios.



E enquanto tirava  estas fotos andava esta marota a apreciar o que eu andava a fazer, até parece que estava era à espera que lhe tirasse um foto, vaidosa. 

10 comentários:

Carla Oliveira disse...

Por cá é pimpinela, lol.
Já fiz recheada, fica muito bom também.
Beijinhos

Sarokas disse...

olha não conheço!mas fiquei curiosa!

Tuquinha disse...

bonitas fotos, bonita planta, bonito gato mas acima de tudo deliciosos xuxus que eu tanto gosto....podes sempre mandar alguns...hehehe estou a brincar ok?
obeigada pela visita, espero-te mais vezes.
beijinhos

® disse...

Cah,
Eu gosto muito de chuchu... na minha terra comemos bem refogafinho... mas gosto em saladas, ao forno...de qqer jeito..=D
Linda essa plantação das fotos...
Um bejim no seu coração...

® disse...

...esqueci de comentar... aqui no Brasil, para economizar algumas empresas caseiras fazem bolinhas com o chuchu, colocam corante e aromas para substituir as cerejas dos bolos... =} Bjim!

Luciana Machado disse...

aqui em braga tb compro xuxu. so uso na sopa do meu filho pois tem imensa vitamina, mas voçes tem ca uma ramada!!!!!! lol

Unknown disse...

Boa tarde..
Desde ja os meus parabens pelo post..
Contato ainda para saber se me sabe dizer quando o chuchu começa a brotar o olho para plantar?quanto tempo demora?s tiver noçao claro:-)
E ja agora tambem, pelo que percebi nao consegue dar vasao a tanto chuchu, se estiver interessada eu nao me importava nada que me desponibiliza-se uma caixita deles:-)
Fico a aguardar resposta.
Continuacao

Melhores cumprimentos
Andre ramos
amrgovas@gmail.com

Paula disse...

Aqui na Madeira chamamos de pimpinela. É optima cozida "al dente" com sal, e depois temperada com alho picado, salsa e azeite (se quiser, com vinagre também). É uma delicia e um optimo acompanhamento.

Onofre 2021 disse...

Olá,
O chuchu (Mirlitons) é de facto um dos alimentos mais saudáveis, pois oferece muitos benefícios para a saúde cardiovascular, sistema intestinal e imunológico... toda a planta é comestível, mas eu pessoalmente como só fruto (muitas vezes cru e fresco, como quem come melão) porque gosto do sabor “neutro” e porque desta forma controlo facilmente o mau colesterol e triglicéridos. Comigo resulta, por isso aconselho o seu consumo. Atenção que não deve ser consumido por pessoas que tenham a tensão arterial muito baixa… pois baixa ainda mais, já as que a têm alta deve ser obrigatório o seu consumo… só digo tudo isto por experiencia própria. Fiquem bem…

Unknown disse...

Lisboa/Abrantes - este ano tive uma grande colheita de chuchu, que utilizo princialmente em sopas ou como batata cozida, acompanhando peixe cozido. Nunca experimentei em doces ou em saladas (suponho cru - será?).
J. Gonçalves
Dez 2014