domingo, 17 de outubro de 2010

Fígado de porco frito com cebolada

Quando era pequena o a minha mãe fazia este prato enumeras vezes,então quando se matava um porco já sabia que mais se iria repetir(o que detestava). Depois de casar foi um prato que nunca confeccionei cá em casa, e durante estes anos nem me lembrei dele. Numas das idas a casa da minha mãe, fica-mos lá para jantar e... foi fígado, e é que o meu marido diz: "podias ás vezes fazer figado com cebolada, eu gosto". E por acaso nesse dia até comi sem estranhar, devia de ser por já não comer à bastante tempo. As princesas é que não apreciaram muito e disseram que a carne estava queimada(pela cor escura).
Assim apartir daí comecei a introduzir este prato na nossa ementa. Esta é a forma que a minha mãe faz e aprendi com ela.

Cortei o fágado às fatias finas, temperei com sal, pimenta e vinho branco
Num tacho deitei oleo e azeite e fritei o fígado até ganhar cor sem tostar
Na gordura que ficou, adicionei 2 cebolas grandes às rodelas finas e 1 dente de alho picado e refoga-se até a cebola ficar translúcida, juntei o figado já frito e o suco libertado enquanto estava na travessa e deixei apurar os sabores
Servi com batatas cozidas
 e pão dálho que adoro
O pão dálho é algo que tenho sempre no congelador, quando vou às compras trago alguns pacotes, tanto seja do continente, lidl ou pingo doce.

4 comentários:

tonio disse...

estava a procura desta receita para hoje au meio-dia, vou fazer assim e depois digo como foi o sucesso. obrigado Carla

Anónimo disse...

Tenho basicamente a mesma historia, minha mae fazia muito quando era pequena... e eu detestava... Hoje nao sei porque deu me a saudade deste prato... obrigada pela receita!!! e sim tambem encho a arca de paes de alho!!! eu e o maridao somos bem viciados :)

Catia Rodrigues

Rebecca disse...

Qual a diferença do sabor para o de boi

Isabel Gomes disse...

As histórias repetem-se! Este também é um dos pratos da minha infância e também já há a nos que não como. Mas ontem comprei iscas de fígado e procurava agora uma receita. Encontrei esta que me avivou a memória. Vou fazer para agora ao jantar.

Parabéns pelo blog.

Isabel Gomes

http://osmeusremedioscaseiros.blogspot.com